Milhões de utilizadores de todas as idades usam diariamente a Internet. Apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.
PERIGOS E PREVENÇÃO
A Internet é cada vez, mais utilizada como meio de comunicação. Milhões de utilizadores de todas as idades usam diariamente a Internet, e apesar de ser um meio versátil e uma fonte inesgotável de recursos, apresenta alguns perigos associados.
Conheça em pormenor os perigos da Internet e as formas de se proteger.
Correio Eletrónico
O e-mail (abreviatura de “electronic mail”, ou correio eletrónico, em português) consiste num meio de enviar mensagens escritas pela Internet e que tem a vantagem de ser recebido quase instantaneamente pelo destinatário, em qualquer parte do mundo, dispensando intermediários, selos e a espera dos correios tradicionais.
Chats e IM´s
Um chat (abreviatura de “chatroom”, ou “sala de conversação”, em português) é um local online destinado a juntar várias pessoas para conversarem. Este local pode ser de índole generalista, ou pode destinar-se à discussão de um tema em particular (por exemplo, um chat sobre ecologia).
Um IM (ou “Instant Messaging”, ou “mensagens instantâneas”, em português) é uma forma fácil de manter contacto com alguém sem ter que esperar por um e-mail. Alguns exemplos de IMs são o MSN Messenger, o Google Talk, o Yahoo! Messenger e o Skype, sendo que este último privilegia a utilização da voz como meio de comunicação.
Redes Sociais Virtuais
Uma rede social virtual é um reflexo da necessidade de comunicar aplicado às redes Web. É deste modo que o sujeito se apresenta aos restantes internautas, quer seja através de páginas pessoais ou através de blogues, mostrando-se ao mundo dos mais diversos modos: por fotografias, pela escrita, por vídeos.
CORREIO ELECTRÓNICO
PERIGOS
Tal como outras funcionalidades no mundo da Internet, também o correio eletrónico pode apresentar os seus perigos. Um dos perigos mais comuns é a propagação de vírus e consequente infeção dos computadores de utilizadores domésticos e empresariais.
Os vírus são propagados de diversas formas, como por exemplo, através de mensagens não solicitadas de correio eletrónico contendo anexos, que são enviados para os mais diversos destinatários. Estes e-mails podem conter endereço de retorno, um envelope provocante ou qualquer outro artifício que encoraja o recetor a abri-lo.
Uma infeção por vírus pode ter consequências nefastas no seu sistema informático. Estas consequências incluem por exemplo:
Revelar informação
Instalar uma “backdoor”
Atacar outros sistemas
Enviar correio eletrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores
CUIDADOS A TER
Uma utilização informada continua a ser a melhor forma de prevenir a infeção do seu computador. Aqui se apresentam algumas sugestões de prevenção:
Corra e mantenha uma aplicação antivírus atualizada
Tenha o filtro anti-SPAM ativado nas configurações do servidor de e-mail
Mensagens que avisam de perigos (reais?)
Não corra programas de origem desconhecida
Não envie informação confidencial por e-mail
Use uma “firewall” pessoal
Tenha filtros de “gateway” de correio eletrónico
Desligue opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java
CHATS E IMS
PERIGOS
Os chats e os IMs podem ser locais perigosos para crianças e jovens, dado nunca termos a certeza de quem é o cibernauta que se encontra do outro lado. Os chatrooms são um local privilegiado para os pedófilos angariarem crianças desprevenidas, pelo que é importante preparar e educar os mais novos acerca dos potenciais perigos deste meio.
CUIDADOS A TER
Seguidamente, apresentamos algumas sugestões para uma utilização segura dos chats e IMs:
Tenha atenção aos temas explorados num chatroom
Escolha um nome de utilizador que não revele informação pessoal
Evite preencher o campo dos dados no perfil
Não divulgue informação privada a desconhecidos nem deixe os seus filhos fazê-lo
Não aceite encontrar-se com desconhecidos e não deixe os seus filhos fazerem-no
Não abra ficheiros nem aceda a páginas de Internet enviadas por desconhecidos
Registe as sessões de conversação
REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Dada a popularidade das redes sociais virtuais, torna-se de extrema importância que o utilizador conheça as formas de se proteger contra possíveis ameaças.
Não forneça inadvertidamente dados pessoais
Não aceite pedidos de amizade se o conteúdo da página o deixar desconfortável
Não responda a comentários ou conteúdos ofensivos
Os dados não são privados
As regras acima apresentadas servem para todos aqueles que pretenderem ter uma utilização o mais segura possível das redes sociais virtuais. Contudo, dado que estas são bastante populares junto dos mais novos, aqui ficam também algumas regras que os educadores devem fazer cumprir junto dos seus educandos:
Colocar os perfis como privados
Aceitar apenas utilizadores que conhece pessoalmente
Não aceitar conhecer os amigos virtuais pessoalmente
Cuidado com as fotografias
Não colocar informações sobre terceiros
Informação gentilmente cedido por www.internetsegura.pt