e-SEGURNET

A aplicação e-SEGURNET facilita a participação e a comunicação de um sinistro automóvel à sua seguradora.

Criada pelas seguradoras, esta aplicação é uma alternativa à tradicional declaração amigável (DAAA).

Permite ainda manter os seus dados e dos seus veículos facilmente acessíveis. A geolocalização, utilização de fotos e ajuda no preenchimento tornam a participação mais simples quando o acidente acontece!

3 Vantagens

  1. SIMPLES
    Evita erros e um preenchimento demorado com o pré registo dos seus dados e dos seus veículos.
  2. PRÁTICO
    Utiliza as funcionalidades do seu smartphone, tais como a geolocalização e a câmara, de forma a documentar melhor a ocorrência.
  3. RÁPIDO
    Informa automaticamente as seguradoras envolvidas evitando deslocações e entregas em papel.



INSTALAR A APP




FAQs e-SEGURNET

Em que situações posso usar a aplicação e-SEGURNET?

Para participar um acidente automóvel, desde que o seguro esteja válido em Portugal.

E se houver feridos?

Pode usar esta aplicação para participar um acidente automóvel mesmo que haja ocorrência de feridos. Após o envio da participação, cada interveniente deverá preencher a informação adicional (equivalente ao vulgarmente conhecido como "verso da DAAA"), e nesse formulário indicar os dados relativos aos feridos.

A minha seguradora reconhece uma participação efetuada com a e-SEGURNET?

A e-SEGURNET é uma aplicação desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores em conjunto com as seguradoras que atuam no Mercado Português. Irá visualizar o nome da sua seguradora, quando estiver a preencher os dados do seguro do(s) seu(s) veículo(s).

Como funciona esta aplicação?

O objetivo desta aplicação é facilitar o preenchimento da declaração amigável/participação de sinistro e poupar tempo. Durante o preenchimento, será orientado/a em cada passo.

A e-SEGURNET contém as mesmas secções da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), e facilita o seu preenchimento, uma vez que:

§ Permite o pré-preenchimento dos:

§ seus dados pessoais

§ dados do(s) seu(s) veículos

§ dados do(s) seu(s) seguro(s)

§ Auxília no preenchimento da participação/declaração

§ Permite tirar e adicionar fotos

§ Permite adicionar a localização do acidente através da geolocalização

§ Facilita a elaboração do esboço do acidente

Uma vez preenchida e assinada a sua participação na e-SEGURNET, a mesma será enviada diretamente para a sua seguradora não tendo que efetuar qualquer outra ação adicional.

Irá receber, por SMS, um resumo dos elementos informados às seguradoras e por email, a participação em PDF.

Assim, o processo será mais rápido.

Qual a diferença entre participar um acidente através da e-SEGURNET ou da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA)?

Não existe nenhuma diferença entre a DAAA e a e-SEGURNET. Esta nova aplicação surge como alternativa à atual DAAA, sendo reconhecida por todas as seguradoras que operam no Mercado Português.

A DAAA em papel continua a ser válida, nos casos em que não seja utilizada a aplicação e-SEGURNET.

Uma participação de acidente automóvel, com mais do que um interveniente, é preenchida num só dispositivo móvel ou em vários?

A participação deverá ser preenchida num único dispositivo, independentemente do número de intervenientes.

Caso os outros intervenientes também tenham a aplicação instalada a mesma gera um QR Code, que permite partilhar informação pré-preenchida dos outros intervenientes e dos seus veículos para o dispositivo onde a participação está a ser efetuada.

Deve sempre validar as informações inseridas pelos outros intervenientes através de um resumo da participação que é apresentado no ecrã e enviado para cada uma das partes por sms e por e-mail, antes da assinatura da participação.

E se eu tiver um acidente no estrangeiro ou com um carro estrangeiro?

A aplicação e-SEGURNET só pode ser utilizada em acidentes com veículos seguros em Portugal. No caso de acidentes com veículos estrangeiros, terá de utilizar a DAAA em papel, uma vez que as seguradoras nos diferentes países não estão ligadas entre si de forma eletrónica.

Posso experimentar a aplicação sem enviar dados à minha seguradora?

Sim, está disponível um modo de demonstração "DEMO", na página inicial da aplicação. Assim, pode com toda a segurança e comodidade familiarizar-se com as várias etapas de preenchimento, desenho e assinatura, sem transmitir qualquer informação para sua seguradora.

Posso fazer o download da aplicação no local do acidente?

Sim, basta que tenha acesso à internet. No entanto, recomendamos que faça o download da aplicação previamente, para que a possa testar utilizando a versão 'Demo' e que realize o pré-preenchimentos dos seus dados e veículos, para que no caso de acidente, todo o processo seja mais rápido.

Em que sistemas operativos é que a aplicação está disponível?

A aplicação e-seguro está disponível em iOS, Android e Windows Phone. Pode ainda ser utilizada na sua versão web, disponível em: https://www.e-segurnet.pt/api-rest-services.

A aplicação e-SEGURNET é gratuita?

A aplicação é 100% gratuita.

Posso pré-preencher os meus dados pessoais?

Sim, o pré-preenchimento pode ser realizado na área "Os meus dados pessoais', e é de todo recomendável.

É possível pré-preencher a informação para vários veículos?

Sim, será necessário indicar para cada um dos veículos o Tomador do seguro, seguradora e o número de apólice.

No momento do acidente poderá escolher da sua lista de veículos, aquele com o qual teve o acidente.

Como posso ter a certeza de que a minha seguradora recebeu a minha declaração?

Uma vez preenchida, assinada e submetida, a declaração é automaticamente enviada para as seguradoras dos intervenientes envolvidos. A partir deste momento para obter informações sobre o estado do processo de acidente, deve contatar a sua seguradora.

Como se assina a declaração na aplicação?

O processo de assinatura é muito simples. Receberá um código no seu telemóvel e será esse código, em conjunto com o seu n.º de telemóvel, que deverá colocar na aplicação funcionando como assinatura.

Todos os intervenientes recebem um código nos telemóveis, que devem registar no dispositivo móvel que estiver a ser utilizado para o preenchimento da declaração.

E se alguns dos intervenientes não assinar a participação?

Caso algum dos intervenientes não queira assinar a participação, deverá indicá-lo através da opção "Não assinar". A seguradora receberá informação sobre o acidente mas com a indicação expressa de que o interveniente não assinou.

E uma participação, não estando assinada por um dos intervenientes, é válida?

Uma participação submetida, não assinada por um ou vários intervenientes, será na mesma enviada a cada uma das seguradoras para que estas tenham conhecimento do sinistro. Deverá haver um contacto cliente/seguradora no sentido de apurar se existe algum diferendo e poder enquadrar o sinistro.

E se houver um engano no preenchimento dos elementos da declaração?

Antes de algum interveniente assinar, tendo sido detetado um engano, todos devem "Pedir correção". Deste modo, a participação volta ao estado de edição (no dispositivo onde foi preenchida) para que possa ser corrigida, sendo posteriormente necessário voltar a submeter de forma a gerar novos códigos para a assinatura.

Em que circunstâncias posso ou devo utilizar o acesso web

Esta aplicação está disponível não só para dispositivos móveis como também para computadores pessoais ou tablets através de um browser de internet.

As funcionalidades disponíveis na web são as mesmas que são disponibilizadas no móvel, à exceção da utilização da câmara ou mesmo a geolocalização (dependendo dos dispositivos). Não existe nenhuma funcionalidade que esteja disponível apenas na web ou no móvel, pelo que a escolha da sua utilização depende de cada um e de que forma se sente mais à vontade para o fazer.

Uma tipo de utilização prevista será por exemplo o registo e envio da participação no local do acidente através da App móvel e, à posteriori, em casa, o preenchimento da informação adicional (enviada individualmente por cada interveniente à sua seguradora) através do acesso web.

Como este é um formulário ligeiramente mais extenso, e não requer qualquer intervenção ou revisão por parte de outro(s) interveniente(s), poderá fazê-lo calmamente no conforto do seu lar.

E se estiver sem acesso à internet, ou o telemóvel ficar sem bateria, como devo fazer?

Se estiver sem acesso à internet, e não tiver oportunidade de se deslocar com o(s) outro(s) interveniente(s) a um local com rede (um local com rede WIFI, a casa ou mesmo a um mediador), poderá e deverá sempre preencher o formulário em papel (DAAA).

A informação preenchida (mesmo offline) fica guardada no dispositivo, e poderá enviar mais tarde quando existir conetividade. Neste caso cada interveniente procederá à assinatura remotamente, e esta é uma opção válida, mas por uma questão de precaução deverão utilizar o formulário em papel caso o processo eletrónico não se concretize.

Existe algum tempo limite para assinatura?

Sim, existe um tempo limite de duas horas para assinatura, a partir do momento em que a participação é enviada/submetida, e enviado um SMS com um código para cada interveniente.

Se tiver necessidade de corrigir dados, o tempo limite é o mesmo?

Também existirá um prazo de duas horas para correção de dados. Atingido esse prazo a participação é enviada à(s) seguradora(s) do(s) interveniente(s) sem assinaturas.

Se enviada a correção dentro do prazo, começará a contar novamente duas horas para novo processo de assinatura(s).

Efetuei o registo mas não consigo entrar, qual poderá ser o problema?

Após a criação da conta serão enviados um email e um SMS.

A conta só fica ativada quando validar o e-mail (clicando no link "ativar conta", do email recebido). A partir desse momento poderá efetuar login com username ou endereço e-mail.

Adicionalmente poderá e deverá também clicar no link "ativar conta" do SMS.
Depois de confirmado o SMS (e o e-mail), conseguirá efetuar login com
username, endereço e-mail ou nº de telemóvel.

A minha seguradora não aparece na lista, o que devo fazer?

Praticamente todas as seguradoras que operam no mercado nacional são aderentes à aplicação e-SEGURNET.

Na lista de seguradoras surge o nome legal da companhia de seguros e não necessariamente a marca, pelo que poderão surgir dúvidas em relação à seguradora a escolher.

Um exemplo disso é a companhia de seguros Via Directa, que é comercializada com várias marcas:

- OK Teleseguros

- Seguros Continente (corretor MDS)

- ipronto

Se a marca que surge na sua Carta Verde ou certificado provisório é uma destas 3, deverá escolher a seguradora Via Directa.